Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

O benefício do auxílio funeral para militares e seus dependentes

Publicado por SANDRA VIÑAS
há 8 anos

O auxílio-funeral é um dos benefícios concedidos aos militares e pagos em uma única parcela, no contracheque do militar.

O benefício foi instituído para custear as despesas de sepultamento quando ocorrer o falecimento de viúvo ou viúva, bem como de um dos dependentes do militar instituidor (a) com o (a) pensionista viúvo (a).

O valor do auxílio funeral corresponde a um mês de pensão do (a) viúvo (a) do (a) militar, porém nunca será inferior ao soldo de Subtenente na tabela atual.

No caso dos gastos serem custeados por terceiros, apresenta-se a nota do sepultamento e são pagas a indenização de despesas de sepultamento até o limite do auxílio-funeral estabelecido em legislação própria.

Em caso de morte do (a) dependente do (a) militar instituidor (a), com a pensionista viúva:

O (a) Pensionista viúvo (a) de militar receberá o valor de um mês da pensão do (a) viúvo (a), sempre observando o valor mínimo do auxílio-funeral.

Em caso de morte do (a) pensionista viúvo (a) de militar, o (a) futuro (a) beneficiário (a) da pensão, que custeou o funeral (valor de um mês de pensão, observado o valor mínimo do auxílio-funeral ou a pessoa que custeou as despesas - terceiros – receberão o valor da nota fiscal, observado o limite máximo.

O companheiro ou pensionista, tanto mulher quanto homem de militares dos quais estavam DIVORCIADOS ou SEPARADOS JUDICIALMENTE por ocasião de seus óbitos não terão direito ao auxílio-funeral quando vierem a falecer.

O auxílio-funeral ou indenização de despesas de sepultamento poderão ser solicitados na Seção de Assistência ao Pessoal ou Setor de Inativos e Pensionistas quando devidamente comprovado o óbito.

A legislação pertinente ao presente caso fundamenta-se na Lei nº 6.880/80 e Medida Provisória nº 2.215-10 e Decreto nº 4.307/2002.

  • Sobre o autoradvogada
  • Publicações7
  • Seguidores19
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações18578
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-beneficio-do-auxilio-funeral-para-militares-e-seus-dependentes/334640116

Informações relacionadas

Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal Regional Federal da 3ª Região TRF-3 - RECURSO INOMINADO CÍVEL: RecInoCiv XXXXX-72.2021.4.03.6325 SP

Laís Gasparotto Jalil , Advogado
Artigoshá 2 anos

Auxílio funeral de militar, posso receber?

Laís Gasparotto Jalil , Advogado
Artigoshá 4 anos

Direito à pensão militar para filhas maiores e casadas

Thirzá Luconi Moraes, Advogado
Artigoshá 4 anos

Pensão militar – o que mudou com a Lei 13.954/2019?

ALVES DE SOUSA ADVOCACIA CRIMINAL, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Petição Inicial - Juizado Especial Federal - Dano Moral (In re ipsa).

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Que tempo leva o exército para pagar o auxílio funeral? continuar lendo

Meu pai se valeu do auxílio funeral. Minha mãe é pensionista dele. Quando ela vier a falecer, ela tem direito? continuar lendo

Eu gostaria de saber para que serve auxílio funeral , pq nem fui no funeral do meu pai militar , obrigada continuar lendo

A Aeronáutica nos informou que não paga auxílio funeral por conta de despesas suportadas pela família mediante um Plano Funeral.
Um absurdo já que as despesas ocorreram e o que está sendo discutido é a forma de pagamento. continuar lendo